Tecendo a Rede do Ecodesenvolvimento - de 15 a 18 de novembro de 2012


 

Atualmente não causa mais espanto a ninguém que as águas, as florestas, a atmosfera, a biodiversidade ou as zonas costeiras continuem a ser tratadas pelos economistas e tecnocratas de plantão como meros objetos de compra e venda no mercado. Ao mesmo tempo, a experiência histórica tem confirmado que a reprodução desse processo de pilhagem do patrimônio comum da humanidade e a persistência de bolsões de violência e miséria nos cinco continentes constituem as duas faces de uma mesma moeda.

 

Daqui em diante, e é objetivo do ENPAES contribuir para isto, respostas lúcidas a desafios de tal magnitude dependerão da nossa capacidade de compreendermos cada vez melhor o conjunto interdependente de fatores que condicionam os processos mais ou menos irreversíveis de destruição da biosfera. Além disso, estamos sendo desafiados a conceber e colocar em prática um novo conceito de desenvolvimento ecologicamente prudente e economicamente solidário. A meta consiste em superar a hegemonia da versão economicista e socialmente excludente que ainda hoje norteia as tomadas de decisão no campo do planejamento governamental.

 

EQUIPE:

Henrique Schucman, Luis E.M. Fernandes, Zeno Castilho, Paulo Henrique Freire Vieira, Johanes Gerlach, Rosário Tirado, Fernando Bittencourt, Morgana Eltz Henrich, Rafael Henrich, Anne Sophie de Pontbriand Vieira, Maria Velasco, Marjorie Vasques, Mariana Giraldi, Ricardo Blauth, Gabriel Rosa, Camila Melegari, Ney Bezerra, Joaquim José de Assis, Nelly Andrade.